COMO USAR VELUDO MOLHADO
COMO USAR VELUDO MOLHADO

O Outono inverno apareceu com diversas tendências de moda que foram chegando de mansinho e ganharam destaque durante a estação. Por isso, no post de hoje vou ensinar COMO USAR VELUDO MOLHADO. Confira!

DE ONDE SURGIU?

Antes o veludo era restrito ao inverno e as roupas de festas, tais como overtops e vestido. Entretanto, este tecido ganhou uma nova releitura e foi um dos mais desejados nas passarelas nacionais e internacionais. Sinônimo de luxo e sofisticação, o veludo é comercializado desde o século XIV, onde servia para vestir a nobreza europeia tornando-se assim um tecido da aristocracia. Porém, vale ressaltar que o veludo surgiu na Índia, feito em teares manuais através da fibra da seda, logo após passou a ser produzido também na Itália, onde as fabricas de Veneza, Florença, Gênova e Milão ganharam fama mundial. No século XX, ganhou uma nova releitura tornando-se um tecido para trajes de festa.

A origem do nome vem do latim “vellus”, que significa “pelo” ou “pelo em tufos”. É um tecido de trama densa com textura macia e suave. Além das fibras naturais, como seda, linho e algodão, pode ser feito também de fibras sintéticas ou de uma mistura de fibras.

TIPOS DE VELUDO

    • Liso: também conhecido como veludo alemão. Ele é feito de seda ou de algodão. É bem liso e brilhante, com aspecto sofisticado, perfeito para roupas de festa.
    • Cristal: é um veludo bem lisinho e brilhante, mas é mais leve e mole do que o liso. Em geral, é feito de fios de seda. Ótimo em vestidos e saias que precisam de movimento leve.
    • Molhado: o brilho lembra o veludo cristal, mas a superfície é irregular. A fibra desse material é prensada em várias direções, resultando em uma aparência cintilante, como se o veludo estivesse molhado.
    • Devorê: é um processo químico que corrói o tecido e o deixa com desenhos em relevo. A padronagem em fundo fino e semitransparente formam, em geral, desenhos de flores e arabescos e é muito utilizado em roupas de festa.
    • Cotelê: sua base pode ser o algodão ou algum fio sintético como o poliéster ou o raiom e ainda ter elastano em sua composição. Com trama felpuda, é cortado de forma a produzir riscas verticais, que podem ser fininhas ou largas. Ideal na confecção de calças, saias e paletós casuais.

LEIA MAIS: LOOK DE OUTONO PARA O TRABALHO!

COMO USAR: VELUDO MOLHADO

1- BLAZER DE VELUDO MOLHADO

2- BLUSA E REGATA DE VELUDO MOLHADO

3- CALÇA  DE VELUDO MOLHADO

4- VESTIDO DE VELUDO MOLHADO

5- MACACÃO DE VELUDO MOLHADO

Gostou? Então me conta qual dessas combinações você mais gosta!

Author

Taty Corrêa, paulista, 27 anos. Design Gráfico e Marketeira por formação, estudante de moda e blogueira por paixão. Esposa, filha e amiga de pessoas que movem minha vida. Voluntária em hospitais e Mêssiânica há 10 anos, por acreditar que se cada um fizer sua parte, o mundo será um lugar melhor! A ideia do blog foi criar um lugar para que eu pudesse falar abertamente sobre moda, beleza, saúde, bem estar, maquiagens, homens e muito mais. O mundo visto, através dos meus olhos!

Write A Comment